A LHG Mining lançou o primeiro Relatório de Sustentabilidade da empresa com as principais iniciativas, estratégias e ações nas áreas de meio ambiente, sustentabilidade, produção e investimento da mineradora durante 2023. O balanço ainda traz as metas para este ano.
A pauta da sustentabilidade está entre as prioridades da mineradora, que reconhece a prática como um dos pilares fundamentais para a valorização e crescimento sustentável do negócio.
Além disso, cita como compromisso a implantação de filtragem de rejeitos para eliminar a necessidade de barragem e a aquisição de novos equipamentos visando aumentar a eficiência energética dos trabalhos.
Atualmente, a LHG Mining opera com uma taxa de recirculação de água de aproximadamente 65%. Segundo o relatório, a expectativa é de chegar a 90% de recirculação com a operação em plena capacidade da planta de filtragem em 2024.
O objetivo é fazer todo o processamento do minério a seco — atualmente, a água é utilizada na lavagem de 20% da produção.
Geração de empregos
Em 2023, a LHG Mining realizou investimentos expressivos na produção, cresceu 156% em relação a 2022 e ampliou o quadro de funcionários para aproximadamente 1,3 mil colaboradores — somados aos 900 colaboradores já existentes na mineradora.
Durante este tempo, a LHG Mining implementou uma estrutura de governança ágil e desburocratizada, passou a contratar diretamente todos os seus colaboradores e a montar os alicerces para o crescimento da produção, já em curso.
No ano passado, a mineradora realizou investimentos de R$ 800 milhões na aquisição de novas plantas de produção, caminhões, equipamentos de mina e adoção de novas tecnologias, entre outros. A produção foi de 7,8 milhões de toneladas/ano e quer chegar a 50 milhões de toneladas/ano no médio prazo.
Em um ano, o faturamento da LHG Mining atingiu a marca de R$ 3,3 bilhões, representando um crescimento significativo de 150% em relação ao ano anterior.
Metas
Para 2024, o objetivo é crescer ainda mais e focar em contratação de profissionais locais. Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é hoje uma das poucas cidades brasileiras com baixíssimo índice de desemprego.
A LHG Mining quer aprimorar os reportes de ESG por meio de relatório de sustentabilidade, realizar treinamentos presenciais e por meio de vídeos para todos os funcionários e manter os patrocínios, doações e apoio às entidades envolvidas com nossas operações.
A mineradora tem também como meta ampliar a frota de equipamentos de grande porte, além da eficiência energética do transporte. Por exemplo, serão utilizados 16 caminhões com capacidade para 100 toneladas de carga substituirão 40 caminhões de menor porte.
Acesse a íntegra do relatório aqui.