LHG Mining realiza primeira operação de transbordo de minério de ferro em um único navio
- Chegam à China essa semana, em um navio capesize, as 175 mil toneladas de minério de ferro embarcadas do porto Nueva Palmira, no Uruguai
- O objetivo é realizar duas operações como essa por mês
- Cerca de 600 mil toneladas de minério serão exportadas para todo o mundo
- O frete será reduzido em até 15%
Uruguai – Em uma iniciativa inédita e que envolveu diretamente mais de 50 pessoas, a LHG Mining realizou pela primeira vez uma operação de transbordo que permitiu o embarque do minério de ferro vindo desde Corumbá (MS), em um único navio capesize.
O transporte para exportação até o o porto Nueva Palmira, no Uruguai, é feito desde o porto Gregório Curvo, em Corumbá (MS), pela hidrovia dos rios Paraguai e Paraná. A operação realizada pela LHG Mining é um marco para a exportação de minério de ferro daquela região porque nunca antes foi possível carregar uma quantidade tão grande minério em um único navio – em Nueva Palmira, são carregados navios handy-maxes, panamaxes e baby-capes com quantidades de até 45.000 toneladas.
O clima e o ambiente local foram alguns dos desafios da equipe envolvida. Ventos e ondas podem impedir ou atrasar o carregamento do minério de ferro e cada hora de atraso aumenta os custos da operação, por isso a iniciativa foi vital para que o próximo transbordo ocorra com mais agilidade e custos competitivos.
Em breve, a LHG Mining vai realizar duas operações como essa por mês e estima reduzir o custo do frete marítimo em até 15%. Nos próximos meses, com a retomada da operação nas minas que estavam paralisadas, a LHG Mining poderá exportar cerca de 600 mil toneladas mensais para todo o mundo.
Assessoria de imprensa
imprensajf@gbr.com.br